DICAS DE NUTRIÇÃO

Clique nas imagens abaixo:
Importância Café da Manhã
Importância Café da Manhã

O café da manhã pode ser considerado a refeição mais importante do dia, uma vez que passamos por um período de jejum noturno enquanto dormimos e nosso corpo utiliza os estoques de glicogênio (glicose estocada para o corpo ter energia) a fim de manter suas funções metabólicas normais. Assim, a realização do café da manhã é indispensável para que possamos restaurar os estoques de glicose e ter um dia com mais energia. Além disso quando tomamos café da manhã aceleramos o metabolismo.

press to zoom
Queijo Branco x Cottage x Ricota
Queijo Branco x Cottage x Ricota

Queijos mais amarelos são fontes de gorduras, principalmente saturadas. Esta em grande quantidade pode levar ao excesso de peso e ao acúmulo de gorduras sanguíneas, como Triglicérides e colesterol. Recomenda-se o consumo diário de queijos com menor teor de gorduras, dentre eles o cottage e a ricota aparecem como melhores opções na dieta. Em 100g de alimento temos: • Queijo branco – 20,2g de gordura • Ricota – 8,1 g de gordura • Cottage – 3,3 g de gordura

press to zoom
Aveia
Aveia

A presença de fibras hidrossolúveis como a betaglucanas, presentes na aveia, é indispensável na alimentação, uma vez que passam inertes ao processo digestivo e formam um gel em contato com água responsável por ligar-se aos ácidos biliares e elimina-los pelas fezes, fazendo com o que o colesterol presente na corrente sanguínea seja mobilizado para formação de mais ácidos biliares, tendo assim um efeito hipocolesterolêmico.

press to zoom
Iogurte
Iogurte

Sim o iogurte é fonte de proteína, 1 unidade de aproximadamente 200ml possui de 6 a 7 gramas de proteína. As proteínas são nutrientes estruturais do organismo uma vez que formam a massa muscular do individuo através do seu composto de aminoácidos. Além disso, o consumo proteico é essencial na formação de hormônios, enzimas, anticorpos entre outras estruturas orgânicas. Além disso é fonte de lactobacilos (bactérias benéficas) que auxiliam o funcionamento intestinal.

press to zoom
Açúcar de coco
Açúcar de coco

O açúcar extraído do coco é um ótimo substituto do açúcar comum. Por mais que tenha as mesmas calorias do que o açúcar refinado, o índice glicêmico do açúcar de coco é mais baixo, ou seja, a velocidade da absorção do açúcar é menor. Com isso as chances de transformação do açúcar em gordura são menores.

press to zoom
Manjericão
Manjericão

O componente de eugenol dos óleos voláteis do manjericão tem sido objeto de estudo aprofundado, dado que esta substância pode bloquear a atividade de uma enzima no organismo denominada ciclooxigenase (COX). Este efeito inibidor da enzima do eugenol qualifica o manjericão como um alimento antiinflamatório que pode proporcionar importantes benefícios curativos como artrite reumatóide ou doenças intestinais inflamatórias.

press to zoom
Mel
Mel

O açúcar, principal componente do mel é responsável por fornecer energia ao organismo. Os minerais: potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo e outros eletrólitos presentes no mel também são importantes para o metabolismo celular. Além disso, o mel possui propriedades antimicrobianas, ou seja, combate ação de microorganismos e possui propriedade antioxidante, impedindo a ação de radicais livres sob o DNA e o núcleo celular, prevenindo envelhecimento precoce da pele, doenças cardíacas e até mesm

press to zoom
Integrais
Integrais

Aumente o consumo de alimentos integrais, como pães, arroz, bolos e barrinhas de cereais. Estes alimentos por serem ricos em fibras insolúveis aumentam a sensação de saciedade fazendo você ingerir uma menor quantidade de alimentos na refeição.

press to zoom
Leite
Leite

Troque o leite integral pelo semi ou desnatado, o teor de proteinas e cácio continuam, apenas diminuimos a quantidade de gordura saturada e colesterol ingeridos. Crianças e adolescentes devem consumir o leite integral, pois não há necessidade da restrição de gorduras e calorias.

press to zoom
Frutas
Frutas

Coloque mais frutas na sua alimentação. Uma dica é leva-las já lavadas e picadas para o trabalho ou para escola. As frutas além de possuírem fibras importantes para o correto funcionamento do nosso intestino, contém vitaminas e minerais indispensáveis para o metabolismo corporal.

press to zoom
Água
Água

Beba de 1,5 a 2 litros de água por dia ( 8 copos ), esta é fundamental para manter a saúde da nossa pele, auxilia na eliminação de toxinas, facilita a absorção de vitaminas e minerais além de controlar nossa temperatura corporal.

press to zoom
Óleo de coco
Óleo de coco

O óleo de coco extra virgem é uma fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM). Este tipo de gordura é facilmente absorvida e transformada em energia no fígado, não se acumulando como gordura. Estudos relevam que o óleo de coco auxilia o sistema imunológico, regula a função intestinal, é um ótimo antioxidante.

press to zoom
Ômega 3
Ômega 3

Estudos mostram que especialmente os ácidos graxos Ômega 3 podem auxiliar nossa memória. Este ácido graxo faz parte da estrutura da bainha de mielina (canal que acelera a condução dos impulsos nervosos), além de estarem envolvidos na produção de neurotransmissores. O Ômega 3 não é produzido pelo nosso organismo mas pode ser obtido através do consumo de peixes de água fria como salmão, sardinha, arenque, atum, ou da linhaça, uma excelente fonte vegetal dessa gordura.

press to zoom
Crucíferos
Crucíferos

Os vegetais crucíferos como brócolis, couve flor, couve de bruxelas, couve e repolho possuem propriedades anticancerígenas uma vez que são ricos em glicosinolato e compostos antioxidantes, responsáveis por inibir a mutação do DNA.

press to zoom
Vitamina A
Vitamina A

A Vitamina A está presente em alimentos de fonte animal como leite, carnes e ovos, enquanto alimentos de origem vegetal (cenoura, manga, abóbora) são fontes de carotenóides. Esta vitamina é responsável por atuar na saúde da visão, auxiliar no aumento da imunidade, no crescimento e desenvolvimento das nossas células e na produção dos glóbulos vermelhos do sangue.

press to zoom